terça-feira, 11 de novembro de 2008

Em defesa de uma nobre causa - ensinar

Foi cansativa, mas revigorante. A farsa da avaliação não pode continuar! "Vamos ter todos Bom! vamos chatear-nos porquê? Deixa lá isso de lutas e prepara/manobra bem os teus alunos para o dia da aula assistida e o resto são histórias" Dizem!!! Eu digo a minha missão, sim eu ainda consigo ter uma missão, é reflectir sobre aquilo que me querem impor sempre para ontem, com pressa, muita pressa... É dar aconchego aos filhos da nossa sociedade, com famílias fragmentadas, problemáticas..
Eu não sou como o cão de Pavlov que reage sempre da mesma forma segundo o mesmo estímulo: a falta de profissionalismo daqueles que pararam no tempo durante anos mas Ufa! agora acordaram e estão em todo o lado possível e imaginário. Eles são actividades a todo o momento e em qualquer sítio, digo qualquer mesmo: até a chegar óleo às dobradiças, a apertar parafusos, etc. Note-se que não é um desmérito para quem o faz! Da formação que sempre procurei fazer ao longos destes 20 anos, se calhar ficou a lacuna - aprender carpintaria, biscates, restauração, entre outras do mesmo género!!!
Criar é proibido! Não há dinheiro para pagar aos que realmente e sem a ameaça da avaliação procuram/procuraram sempre inovar o acto de ensino, os que reflectem em vez de reproduzir.
Dá mais lucro compensar aqueles que apresentam o produto sem olhar ao processo ( são menos de um terço!), ah claro a não ser nos dias das aulas observadas que até aprendem a carregar no botão seguinte, do tão na moda PowerPoint (para os iluminados recentemente criados pelo presente modelo de avaliação).
A luta não pode ficar para o dia 19 Janeiro. É muito Muito tarde! Os erros fazem parte da Aprendizagem - já bastou o do memorando! Temos de inventar formas de luta para travar este modelo. Não vai ser fácil, mas as coisas fáceis não têm sabor de conquista. Diz não à simulação, à farsa. E Sim! VAMOS LUTAR até às últimas consequências...

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente começo. Excelente post.
Venho aqui a esta tua casa dar-te os parabéns e a minha benção.
Seguir-te-ei os passos. E vais para o meu bloguito!
Bj grande

Clube ESAmbiente disse...

Agradeço o incentivo! Apesar da minha dificuldade em expressar os meus pensamentos/reflexões para uma máquina, via alguém, vou tentar dinamizar este tipo de comunicação.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Ola! Ninguém nos apresentou,mas eu sou o Clap!

Anabela Magalhães disse...

Então eu apresento-vos:
Maria, este é o Clap.
Clap, esta é a Maria Cachucha.
:)