sábado, 6 de dezembro de 2008

Suspensão da Greve do dia 9 (Norte) e seguintes

A Plataforma Sindical dos Professores decidiu suspender a realização das greves regionais da próxima semana, na sequência da marcação de uma reunião com agenda aberta no Ministério da Educação no próximo dia 15 de Dezembro, onde avaliará a alegada disponibilidade do ME para a negociação.
Nessa reunião, os sindicatos colocarão em cima da mesa as exigências dos professores relativas à suspensão, e posterior substituição, do actual modelo de avaliação e à revisão do Estatuto da Carreira Docente.
A preceder esta reunião no ME, a Plataforma Sindical propõe que, no próximo dia 11 de Dezembro os professores reafirmem claramente estas exigências, através da aprovação de posições em reuniões realizadas ao abrigo da lei sindical, em todas as escolas.
Neste contexto, a Direcção do SPN reafirma:
- a sua completa rejeição do modelo de avaliação do ME, com ou sem simplificações;
- a sua recusa em equacionar a aplicação deste modelo no presente ano lectivo;
- o seu apelo a que os professores e os órgãos de gestão resistam às pressões crescentes da administração e mantenham a recusa colectiva em entregar os objectivos individuais, e em concretizar todas as recentes orientações e despachos do ME sobre esta matéria;
- a sua determinação em desenvolver as lutas necessárias à consecução das justas reivindicações dos professores;
- a sua confiança nos professores do Norte, que mostraram inequivocamente no passado dia 3 que não se resignarão e não desistirão de defender a sua dignidade profissional e a qualidade da escola pública.

O capital de unidade e de mobilização que os professores conseguiram em 2008 - patente nas gigantescas manifestações de 8 de Março e 8 de Novembro e, mais recentemente, na maior greve de sempre dos docentes portugueses - é o melhor garante do sucesso da sua luta contra a arrogância e prepotência da actual equipa do ME e deste Governo.
Luta que continuarão a travar com os seus sindicatos.
Porto, 6 de Dezembro de 2008
A Direcção do SPN

Sem comentários: